Skip to main content


CW Conteúdo desconfortável para entusiastas de organização


O que eu e o Albert Einstein temos em comum, no que diz respeito às nossas mesas de trabalho?

Ambos somos efetivos, nos nossos termos, com toda entropia sobre as mesas :-)

A primeira foto, em P&B, é a mesa do Einstein. A segunda, a minha mesa de inspiração em abril de 2024.

Essa semana vou dar uma organizada porque é hora de limpeza profunda :-)

#MesaDeTrabalho

Unknown parent

Sergio F. Lima
@Brenno Machado Boa observação, talvez que eu seja menos criativo e brilhante que o Einstein :-)
Unknown parent

Sergio F. Lima

@Brenno Machado É mais diverso por conta do contexto tecnológico. Se na época dele tivessem computadores de mesa e impressoras portáteis, certamente estariam cheios de outros objetos também.

No contexto da física o Einstein é considerado um dos mais brilhante e seminais... talvez perca apenas pro Newton que "inventou" o cálculo diferencial...

Mas fiquei com uma curiosidade antropológica em saber quem você considera brilhante? :-)

in reply to Sergio F. Lima

Eu também fico esvaziando a mesa e sempre enche de volta. Acumulação e compulsão também são diagnósticos mas vou escolher gênio desconhecido !

Esse lance “no escape” no seu laptop é uma crítica a sociedade ?

in reply to Santiago Lema :amiga:

@Santiago Lema :amiga: Infelizmente caiu por uso mesmo :-( Poderia posar de "outsider" mas foi defeito por excesso de uso... tive que pesquisar, alternativas... usava ele basicamente no ViM :-) Agora uso o "Ctrl + [" para fazer o papel de esc no VIM :-)

No meu caso o diagnóstico é desorganizado mesmo :-)

Unknown parent

Sergio F. Lima
@Brenno Machado Essa é uma tese original para os historiadores da ciência!
Unknown parent

Sergio F. Lima
in reply to Sergio F. Lima

gente, mas isso que o @brenno falou vale pra quase todas as grandes descobertas científicas. Elas aconteceram naquele momento porque as ideias envolvidas já estavam no ar, não porque algum gênio teve uma ideia que ninguém mais teria. Mesmo os maiores gênios não estão tão acima dos outros gênios de sua época a ponto de que dê pra dizer que, se gênio X não tivesse nascido, certa coisa nunca teria sido descoberta. Talvez demorasse alguns anos mais, mas outro chegaria lá.
in reply to Matemático Fã do Euler

@Matemático Fã do Euler

@Brenno Machado

Essa ideia do gênio que tira tudo da cabeça é só um mito criado pela mídia leiga!

Mas isso não invalida que certas pessoas tiveram sacadas individuais (dentro do seu caldo cultural) que as colocam longe do centro da Gaussiana da genialidade!

Talvez a discordância seja apenas sobre quão genial algumas pessoas foram...

Eu acho foda como o Fourier, sem computadores, sacou que somando senos e cossenos é possível criar funções lineares...é quase magia pra mim :-)

in reply to Sergio F. Lima

@brenno quando se olha do contexto correto, dá pra entender o que passou pela cabeça até desses grandes gênios. Por exemplo, as séries de Fourier aparecem naturalmente quando se estuda certas EDPs. era fácil concluir que funções do tipo cos(n*pi*x) e sen(n*pi*x) eram soluções. Também era óbvio que qualquer combinação linear de soluções era uma solução. Então daí foi bem natural pensar nas combinações lineares infinitas e começar a estudar as séries de Fourier. (...)
in reply to Matemático Fã do Euler

@brenno Claro, ele também deu sorte, pois tudo depois funciona maravilhosamente bem. Mas é natural e muito bonito, esse assunto é muito bonito.
Aliás, uma interpretação ainda mais linda das séries de Fourier é simplesmente olhar aqueles senos e cossenos como base de Hilbert do espaço L^2. Você reduz aquilo a um caso particular de uma teoria geral de maneira belíssima.