Skip to main content


Olá Visitante


Essa entrada foi editada (8 meses atrás)


Foto feita no Observatório do Valongo, na região central do Centro do Rio de Janeiro. Estação do Metrô Presidente Vargas é a mais próxima.

Toda quarta-feira, a partir das 18:30h, se tiver "céu limpo" , com entrada aberta ao público.

Só é necessário agendar se for levar um grupo!

#Astronomia #LuaCheia #FullMoon



Prof. Sérgio Lima reshared this.


"Consent to use data" is often a total fiction! Can you completely read and deliberately agree to hundreds of privacy consent notices a month? Of course not! Yet, GDPR and much American privacy law assume that's true. I say it, and now a noted law professor says it: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4333743

Policy makers need to stop pretending that consent is a magic bullet for ensuring privacy. Instead, companies need to do right by their users BY DEFAULT, not based on boxes they check.

reshared this



CW - Relato de Violência Escolar e relato de vida de professor (com final feliz)




Prof. Sérgio Lima reshared this.


Agora ao vivo!

Simpósio Regulação de plataformas digitais – A urgência de uma agenda essencial à democracia

LINK para transmissão na parte da manhã: https://www.youtube.com/live/Nrv_jiV6sjw?si=1RLtmxQfjuYSiybd

#CDR #regulação #plataformas #pl2630

Prof. Sérgio Lima reshared this.


Sergio F. Lima reshared this.


alt text usando Latex


Usuários de LaTeX podem usar o comando \Description[<descrição curta>]{<descrição longa>} dentro de cada figure, teaserfigure, marginfigure ou no ambiente de tabela para fornecer uma descrição da(s) imagem(s) usada(s) na figura. Ao contrário de \caption, que é usado no entorno da imagem, \Description deve ser usado para substituir da imagem nos ledores de tela, por exemplo:

\begin{figure}
    \centering
    \includegraphics{voltage}
   \Description[A bell-like histogram]{A bell-like histogram centered at $0.5$~V with most measurements between $0.2$~V and $0.8$~V}
   \caption{Histogram of the measurements of voltage}
   \label{fig:voltage}
\end{figure}

Se uma descrição não for fornecida um aviso (warning) será enviado na compilação.

Referência: Como usar alt text e por quê?

#Latex #acessibilidade #overleaf

Essa entrada foi editada (3 dias atrás)

Sergio F. Lima reshared this.


IA e Educação


IA na Educação, na perspectiva da Federação Internacional de Professores.

Artigo da pesquisadora Priscila Gonsales

#IA #Educação

Essa entrada foi editada (1 semana atrás)


#humor

O dedo, para colocar isso numa avaliação de física, chega coçar....



Até onde eu me lembre, nunca deixei ninguém reprovado por 0,2 pontos (já vi colegas fazerem isto várias vezes!).

Então imagina o duplo sentimento de tristeza ao ver minha escola de samba preferida - #ImpérioSerrano (não sou torcedor, apenas tenho predileção pela Império Serrano por ter o samba enredo mais bonito de todos os tempos: Mãe baiana mãe) não subir para o grupo especial e ser campeã por míseros 0,2 pontos!

O consolo é que a campeã, pelo que comentam, foi sensacional mesmo!

Essa entrada foi editada (2 meses atrás)

Sergio F. Lima reshared this.


#Recurso #REA #E-book

Inteligência Artificial para Professores (Livro gratuito e aberto) em inglês:




#indiweb #hack

Adios twitter.

Apaguei o perfil apfisica que tinha no twitter. Mas como o conteúdo que publiquei por lá é meu, antes de apagar o perfil, baixei meus dados. Os tuítes antigos estão ordenadamente guardados e podem ser pesquisados aqui:


Sergio F. Lima reshared this.


Ensino de Física para surdos


Revisão bibliográfica


Educação e Trabalho


"O saber do trabalho é mais arte do que ciência e tecnologia, mas na nova educação a arte foi rebaixada a belas artes."

Essa e outras conclusões no extenso texto sobre Educação Básica e Formação Profissional, do Prof. Jarbas Barbarato.



Hello world - bsky


Testing connector that allowsme to publish on #bluesky directly from #Friendica and receive bluesky publications!

Sergio F. Lima reshared this.


Sobre recessos de final de ano




Por que devo aprender?


  • Por que devo aprender lançamentos oblíquos professor?
  • Para pode apreciá-los quando se deparar com eles, pequeno gafanhoto!

Descrição do vídeo: Vídeo que mostra um cruzamento da direita para a esquerda com a bola realizando um lançamento oblíquo.

Essa entrada foi editada (4 meses atrás)




"Humildemente me coloco diante do outro e tento aprender como ele aprende"

Essa deveria ser a perspectiva de um professor numa visão Vygostskyana!

Essa fala da Profa. Dra. Flavia Miller Naethe, na disciplina Psicologia e processos de ensino e aprendizagem, me emocionou!



Sergio F. Lima reshared this.


Dia dos Professores




Laboratório Alunos Proeja


Ida ao Laboratório com os alunos do Proeja-2023. Atividade de troca de calor e determinação experimental da temperatura de equilíbrio de misturas. Comparação dos valores experimentais com os valores teóricos esperados.

#proeja #Cp2Centro #cp2 #Laboratório #LabFísica



Atividade com Arduíno


Resumão das aulas de laboratório sobre Leis de Ohm, com a automatização de medições elétricas com o #Arduíno

#LabFísica #Laboratório #CP2 CP2Centro



Tudo pronto para o Laboratório


Verificação experimental da 1º Lei de Ohm com automatização das medições elétricas com #Arduíno.

#CP2 #Cp2Centro #FísicaRulez #Laboratório

Essa entrada foi editada (7 meses atrás)


Física Rocks


Quando você passa um trabalho lúdico de física e seus alunos são rockeiros...

Isso foi de 2015 mas continuo achando sensacional!

Sergio F. Lima reshared this.



Laboratório de Medições Elétricas



Estudantes numa prática do laboratório em agosto de 2023


Destaque para uma das montagens da atividade.






Julián Fuks: Notícias de uma mente em colapso: vivemos uma onda de desconcentração

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/julian-fuks/2023/08/19/noticias-de-uma-mente-em-colapso-vivemos-uma-onda-de-desconcentracao.htm

"O leitor já o terá lido em algum lugar, mas eu insisto, porque é bem provável que não o saiba mais. Estamos vivendo uma onda de desconcentração, uma incapacidade crescente de atentar a um único assunto pelo tempo necessário..."



Um dia de trabalho no laboratório didático de física do Colégio Pedro II - Campus Centro.